Seminario Virtual Latinoamericano de Cultura Rural
Mesa de abertura 1º de agosto, das 19h às 21h.
Sessões de intercâmbio Quinta-feira, 08/04, das 19h às 21h. Segunda-feira, 08/08, das 19h às 21h.
Sobre o Seminário
Seminário virtual com representantes de associações culturais da América Latina que desenvolvem atividades comunitárias de promoção ou debate sobre políticas culturais para territórios rurais e diálogo entre afrodescendentes, migrantes, indígenas, camponeses.
Discussões
Ou o que é ser camponês hoje? Ou o que é soberania alimentar e cultural? É possível um diálogo intercultural com a desigualdade? Que aspectos da cultura rural compartilhados por indígenas, comunidades afrodescendentes e quilombolas, camponeses migrantes podem ser uma plataforma para o desenvolvimento cultural e social que estamos fazendo em nossas comunidades, sem discriminação ou exclusão?
Troca de experiências
Através da troca de experiências, da afirmação de valores ancestrais, da incorporação de novas linguagens de comunicação para compartilhar as diversas visões de mundo, ou encontradas, fortalecemos as organizações.
Articulação latino-americana
A articulação latino-americana de comunidades rurais será aprofundada com organizações que trabalham com aspectos culturais e multiplicam a articulação com outras organizações convidadas da América Latina.
Fortalecer a identidade cultural rural
Busca reconhecer e fortalecer a identidade cultural e o diálogo intercultural por meio do intercâmbio de dois atores participantes diferentes, presencial e virtualmente.
Compartilhando conhecimento e metodologias
Nesse sentido, essa articulação latino-americana visa compartilhar conhecimentos, formas culturais, ritos, propostas e metodologias. É por meio de diversas ações de protagonismo e reconhecimento que os diferentes participantes compartilham suas culturas, seus anseios e problemas e refletem sobre suas referências, suas canções e músicas, seus ofícios, seus trabalhos, sua arte.
Fortaleça a articulação da rede
A articulação latino-americana de comunidades rurais será aprofundada com organizações que trabalham com aspectos culturais e multiplicam a articulação com outras organizações convidadas da América Latina.