A Articulação Latino Americana de Organizações Culturais Rurais nasceu em 15 de junho de 2019 no Ecomuseu Rural no Brasil, durante o I Teia Latino Americana de Pontos de Cultura e Memória Rural com organizações culturais do Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e Uruguai. Entre os objetivos estavam promover a integração, desenvolver ações para fortalecer as organizações culturais rurais, articular lutas em defesa da soberania alimentar e planejar ações sobre processos sociais, econômicos e sustentáveis na América Latina.
A identidade rural latino americana, marginalizada pela cultura hegemônica, permanece oculta, por isso, entre os objetivos da rede estão fortalecer os vínculos entre as organizações culturais da comunidade rural, promovendo em especial, no Movimento de Culturas Comunitárias da América Latina, a necessidade de abordar a questão da Cultura e Ruralidade, bem como o lugar dos migrantes, afrodescendentes e camponeses. Para tal, esperamos acumular reflexões neste processo, que nos permita contribuir com o 5º Congresso Latino-Americano de Culturas Comunitárias que acontecerá no Peru em 2022.
Olá
Objetivo geral:
Desenvolver conjuntamente iniciativas de política cultural que reconheçam as especificidades de dois territórios rurais, ou o papel das comunidades migrantes, afrodescendentes, indígenas e rurais no desenvolvimento das culturas enraizadas nos territórios.
Objetivo específico:
Fortalecer as organizações e comunidades culturais latino-americanas que atuam em territórios rurais;
Ampliar o debate no movimento latino-americano de culturas comunitárias vivas sobre a importância das políticas culturais para esses territórios;
Produzir conteúdos e materiais que contribuam para a reflexão de políticas culturais sobre a realidade atual da ruralidade na América Latina.
Apresentar produções artísticas de dois grupos participantes que colocam em diálogo diversidades culturais, miscigenações, identidades em permanente transformação e diferentes formas de expressão artístico-cultural.