PUBLICAÇÃO
É estratégico pensar de forma abrangente a articulação entre cultura e políticas de enraizamento nas pequenas cidades e no campo. Ano após ano, a porcentagem de camponeses e pequenos produtores, que vivem em áreas rurais diminui, muitos jovens são expulsos por falta de trabalho, oportunidades de educação, conectividade ou por conta dos agronegócios que exterminam os pequenos produtores e camponeses da América Latina.
É necessário refletir e propor políticas culturais enraizadas que incluam a diversidade de vozes dos setores rural, camponês, indígena, afro e migrante da América Latina, por isto, a Rede Latino Americana de Cultura Rural está investindo em publicações com artigos e relatos de experiências que nos permitirão aprofundar temas como: identidade cultural, movimentos sociais do campo, soberania alimentar, gestão de equipamentos culturais, educação do campo, cultura popular, memória e tradição oral, mulheres no campo, linguagens rurais, artes, turismo rural, agroecologia, mobilidade, economia solidária e sustentabilidade.
Queremos desenvolver materiais que permita o diálogo intercultural na construção de um novo conceito de ruralidade, pois precisamos alterar essa visão da política cultural vigente que busca homogeneizar as culturas pelo consumismo, deixando as culturas originais, os afros, quilombolas, migrantes e suas visões de mundo invisibilizadas. Para a produção desta primeira edição selecionamos artigos de organizações culturais, pesquisadores e gestores que atuam em comunidades rurais da América Latina para compartilharem suas experiências. Assim, buscamos visibilizar as políticas culturais nos territórios rurais e a produção de conteúdos vinculados a esses processos de troca.