A Articulação Latinoamericana de Organizações Culturais Rurais nasceu em 15 de junho de 2019 no Ecomuseu Rural no Brasil, durante a I Teia Latinoamericana de Pontos de Cultura e Memória Rurais com organizações culturais do Brasil, Argentina, Colombia, Chile e Uruguai. Neste encontro entre os objetivos estavam promover a integração, desenhar ações para fortalecer as organizações culturais rurais, articular lutas em defesa da soberania alimentar e planificar ações sobre processos sociais, econômicos e sustentáveis na América Latina.
A identidade rural Latinoamericana, marginalizada pela cultura hegemônica, permanece oculta e, em alguns casos, esquecida, por isto, nesse período, fortaleceram-se os vínculos entre as organizações culturais comunitárias rurais, fomentando a nível do Movimento Latinoamericano de Culturas Comunitárias a necessidade de abordar a questão da Cultura e da Ruralidade, bem como o lugar dos migrantes, afrodescendentes e camponeses nesse processo, no âmbito da América Latina, rumo ao 5º Congresso Latino-Americano de Culturas Comunitárias, Peru 2022.
Hello
Objetivo geral:
Desenvolver conjuntamente iniciativas de política cultural que reconheçam as especificidades dos territórios rurais, o papel das comunidades migrantes, afrodescendentes, indígenas e camponesas e o desenvolvimento de culturas de enraizamento nos territórios.
Objetivo específico:
Fortalecer as organizações e comunidades culturais latino-americanas que atuam em territórios rurais;
Ampliar o debate no movimento latino-americano de culturas comunitárias vivas sobre a importância das políticas culturais para esses territórios;
Produzir conteúdos e materiais que contribuam para a reflexão de políticas culturais sobre a realidade atual da ruralidade na América Latina.
Apresentar produções artísticas dos grupos participantes que colocam em diálogo as diversidades culturais, a miscigenação, as identidades em permanente transformação, as diferentes formas de expressão artístico-cultural.